A tecnologia de inspiração aeroespacial usada para construir nossas estruturas da carroceria de alumínio de alta qualidade não apenas cria chassis até 400 kg mais leves e mais rígidos que seus antecessores, para uma melhor eficiência do combustível, emissões mais baixas e manipulação mais dinâmica, como também cria chassis significativamente mais fortes, mais bem projetados e melhor equipados com o acréscimo de recursos de segurança, oferecendo uma proteção ainda maior.

Veja o XE – construído em monobloco constituído largamente em alumínio, com uma carroceria que usa mais de 75% de conteúdo de alumínio. É o sedã mais leve e mais rígido que a Jaguar já construiu. O fundamental está em como o alumínio tem sido usado de forma inteligente, assegurando que todos os Jaguares modernos sejam projetados para atender os mais rigorosos requisitos de testes de colisão e de consumo exigidos por lei em todo o mundo.

Esses projetos são então comprovados no mundo real, nós colidimos cerca de 60 chassis em uma série de 80 testes de colisão – alguns exigindo que o carro dissipe 100 MW de energia cinética nos 40 milissegundos de um impacto – para assegurar que tenham exatamente o desempenho desejado.

Naquele piscar de 40 milésimos de segundo, o para-choque se propaga, as latas de esmagamento e estruturas longitudinais deformam e afastam o motor da colisão para um espaço de esmagamento. Dentro do carro, airbags e pré-tensionadores dos cintos de segurança são disparados rapidamente (15 milésimos de segundo após o impacto), ajudando a limitar as forças sobre os ocupantes. Finalmente, quando o carro atinge o repouso, ele desliga automaticamente a bomba de combustível, acende o pisca-alerta e destranca as portas para facilitar a saída do veículo.

Não são apenas os ocupantes do carro que cada Jaguar protege. O Sistema de Capô de Detecção de contato com Pedestres* usa atuadores pirotécnicos para impulsionar o capô para cima, afastando-o do carro cerca de 6cm em menos de 30 milésimos de segundo. Isso ajuda a absorver o impacto para pedestres, evitando que eles sejam atingidos por componentes rígidos, como o motor e a suspensão.

E, hoje, cada Jaguar oferece um pacote completo de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), mantendo o motorista melhor informado sobre as condições e o tráfego ao seu redor ou ajudando de maneira ativa a prevenir acidentes automaticamente.

Como Diretor de Linha de Veículo, Kevin Stride explica: "O XE e o XF foram projetados sem concessões. Nós colocamos tanto foco na segurança quanto colocamos em dinâmica, desempenho, requinte e eficiência, e os nossos rigorosos padrões internos excederam em muito os requisitos dos testes legislativos e de consumo. Tudo, desde as ligas de alumínio que desenvolvemos para as estruturas da carroceria até a câmara estéreo de ponta no coração do Sistema de Frenagem de Emergência Autônomo, foi meticulosamente otimizado para oferecer níveis de segurança de categoria mundial."
 

*Depende do modelo e do mercado.

Frenagem de Emergência Autônoma XF

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