Os primeiros Jaguares XK120, na década de 1940, usaram painéis de alumínio, enquanto os carros de corrida C-Type e D-Type, que dominaram Le Mans na década de 1950, e o E-Type Lightweight, da década de 1960, foram pioneiros no projeto de chassi e carroceria de alumínio. Em 2003, nós reprojetamos nosso icônico XJ com uma estrutura soldada e rebitada de alumínio que era 40% mais leve do que seu antecessor. Os atuais sedãs, carros esportivos e SUVs da Jaguar estão se beneficiando da quinta geração desse pensamento sobre o alumínio.

O principal benefício do alumínio é o fato de ele pesar um terço da quantidade equivalente de aço. Isso nos dá a capacidade de construir um chassi significativamente mais leve do que sua contrapartida em aço, ajudando a melhorar a economia de combustível, reduzir emissões e proporcionar uma experiência de condução mais dinâmica. Cada 100 kg economizados com um chassi de alumínio ajuda a reduzir as emissões de CO2 do veículo em 9 g/km, e o consumo de combustível durante sua vida útil em até 800 litros..

Nossa filosofia sobre o alumínio não é apenas sobre como economizar no peso, mas também sobre a criação de projetos mais rígidos, mais seguros, mais fortes e mais confiáveis.

Agora, somos mestres no uso do alumínio como um material de fabricação. A folha de alumínio cru – de apenas 0,9 mm de espessura para painéis externos ou de até 3 mm de espessura onde é necessária uma maior resistência – é pressionada em formas complexas e que aumentam a rigidez e, usando até 2.000 toneladas de força, perfuradas com furos milimetricamente precisos. Isso cria resultados surpreendentes. O painel lateral do F-PACE é um dos maiores que produzimos, mas pesa apenas 5,8 kg.

Usando as lições aprendidas do setor aeroespacial, criamos uma maneira revolucionária de construir um chassi de alumínio chamada “riv-bonding”. Os painéis de alumínio são aglomerados com um adesivo superforte e, em seguida, perfurados com rebites de aço boro revestidos com zinco com até 10 toneladas de força.

Quando o chassi é cozido a 170 ºC na oficina de pintura, o adesivo nesse sanduíche de alumínio hermético torna-se duro como concreto, transformando a fina folha de alumínio em uma estrutura fenomenalmente rígida. Veja o monobloco de alumínio do esportivo F-TYPE, que pesa apenas 261 kg, mas tem uma rigidez torcional muito alta. No XE, esse pensamento foi elevado a um novo patamar, fazendo dele o mais rígido projeto de sedã da Jaguar.

 

Arquitetura Leve de Alumínio XF

A fabricação com alumínio também é mais silenciosa, limpa e requer menos energia do que a construção de um chassi de aço tradicional, enquanto a reciclagem do alumínio consome apenas 5% da energia da criação do alumínio bruto, sem comprometer a integridade estrutural do material. Tudo isso ajuda a reduzir a pegada ambiental de um Jaguar antes mesmo de ele chegar à estrada.

Não é apenas no chassi de um Jaguar que o pensamento voltado para o alumínio está sendo usado para reduzir o peso visando um desempenho mais eficiente e dinâmico, além de maior durabilidade e confiabilidade. A nova geração de motores Ingenium da Jaguar Land Rover usa um bloco e cabeçote de alumínio fundido no seu centro que é 24 kg mais leve, 17% melhor em termos de atrito e cinco decibéis mais silencioso.

Assim, do seu cerne à sua cobertura, a nossa nova linha de veículos é mais segura, mais eficiente e mais confiável em todos os sentidos.

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