DNA DE CORRIDA

A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo sempre moldou a evolução dos nossos carros de passeio. Nossa entrada na Fórmula E vai levar adiante esse legado e definir o curso para os nossos futuros veículos elétricos.

NOSSOS CARROS DE CORRIDA

XK120

Data: 1948 - 1954
Velocidade máxima: 124,6 mph / 200,5 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 201 pol³
Potência: 160 cv / 119 kW
Fato: na época de seu lançamento, o XK120 é o carro produzido em série mais rápido do mundo

C-TYPE

Data: 1951 - 1953
Velocidade máxima: 144 mph / 231,7 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 210 pol³
Potência: 207 cv / 154 kW
Fato: Os freios a disco do C-Type tornam-se item de série na indústria automobilística

D-TYPE

Data: 1954 - 1957
Velocidade máxima: 162 mph / 260,7 km/h
Capacidade do motor: 3.442 cc / 210 pol³
Potência: 250 cv / 186 kW
Fato: o D-Type vence em Le Mans em 1955, 1956 e 1957

XJS

Data: 1975 - 1996
Velocidade máxima: 153 mph / 246,2 km/h
Capacidade do motor: 4.235 cc / 258 pol³
Potência: 285 cv / 212 kW
Fato: o XJS vence as 24 Horas de Spa em 1983

O XJR

Data: 1983 - 1991
Velocidade máxima: 229 mph / 368,5 km/h
Capacidade do motor: 6.995 cc / 426 pol³
Potência: 750 cv / 559 kW
Fato: em 1990, o XJR-12 conquista o primeiro e o segundo lugares em Le Mans

FORMULA 1 - R2 & R3

Data: 2000 - 2004
Velocidade máxima: 194 mph / 312,2 km/h
Capacidade do motor: 2.998 cc / 464 pol³
Potência: 770 cv / 574 kW
Fato: Eddie Irvine e Mark Webber defendem a equipe Jaguar de F1

Fórmula E - I-TYPE 1

Data: 2016 - 2017
Velocidade máxima: limitada a 140 mph / 225,3 km/h
Potência: 200 kW, equivalente a 270 cv
Fato: volta da Jaguar às corridas na 3ª temporada da Fórmula E, 2016/17

NOSSOS MARCOS AUTOMOBILÍSTICOS

XK120

1948-1954 - SILVERSTONE E LE MANS

Um incrível carro esportivo, e carro de testes para o revolucionário motor XK, o Jaguar XK120 foi o carro produzido em série mais rápido do mundo. Em 1949, o XK120 recebe a bandeira quadriculada em Silverstone e, um ano depois, três XK120 fazem sua estreia em Le Mans. É o início de uma nova era no automobilismo.

C‑TYPE

1951-1953 – LE MANS

Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer se une à Jaguar, trazendo consigo a disciplina e a excelência de sua área. Sua primeira colaboração, o C-Type, vence em LeMans e o segundo piloto Stirling Moss quebra o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e ocupa o primeiro, o segundo e o quarto lugar.

D‑TYPE

1954-1957 – LE MANS

O mau tempo roubou a vitória do D-Type em Le Mans em 1954, mesmo depois de ele ter batido o recorde de velocidade de 170 mph (273 km/h). Mas o carro volta ao ataque, faturando os títulos de 1955, 1956 e 1957. Nesse último ano, ocupa cinco dos seis primeiros lugares. Até hoje, o D-Type continua a ser um dos carros de corrida mais excitantes já construídos.

XJS

1975-1996 – ETCC e 24 HORAS DE SPA

Em 1982, sob a bandeira da TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreveu um time de XJS com motor V12 no Campeonato Europeu de Turismo (ETCC), conquistando diversas vitórias. Walkinshaw foi adiante e, em 1984, conquistou o título de pilotos do ETCC, vencendo no mesmo ano as prestigiadas 24 Horas de Spa.

XJR-9

1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA e LE MANS

Os XJR de cockpit fechado foram formidáveis nos circuitos de longa distância do mundo – e o seu auge ocorreu no XJR-9 de 1988. O superesportivo de motor V12 chegou à vitória nas 24 Horas de Daytona e logo depois em Le Mans, quando o piloto Martin Brundle e a Jaguar conquistaram, respectivamente, os Campeonatos de Pilotos e de Construtores.

R1 a R5

2000-2004 – FÓRMULA 1

Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, vários pódios foram conquistados por Eddie Irvine, ex-piloto da Ferrari. A equipe também serviu de campo de treinamento para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Sob o controle e a engenharia da Ford, a Panasonic Jaguar Racing desenvolveu três carros movidos pelo motor Cosworth V10.

I‑TYPE

2016 – FÓRMULA E

Inspirada pela herança no automobilismo e movida por um time de engenheiros de pista consagrados e técnicos brilhantes, a equipe Panasonic Jaguar Racing entra na Fórmula E com o incrível I-TYPE 1, com coragem, espírito competitivo e determinação.

SIGA-NOS

Para ter Informações privilegiadas e acesso exclusivo à equipe, aos carros e a toda a ação, clique nos links abaixo e comece a nos seguir.

/
© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2018

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070

As informações, especificações, motores e cores neste site são baseadas em especificações globais, e podem variar de mercado para mercado, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Alguns veículos são exibidos com equipamentos opcionais que podem não estar disponíveis em todos os mercados. Entre em contato com sua concessionária de preferência para informações sobre disponibilidade e preços locais.