NOTÍCIAS DA JAGUAR

Jaguar E-TYPE Zero: o carro elétrico mais bonito do mundo

“O carro mais bonito já construído”. Essas foram as palavras utilizadas para definir o Jaguar E-TYPE, no Salão de Genebra de 1961. Quase seis décadas depois, o título continua a acompanhar esse verdadeiro clássico da Jaguar. E assim como uma bela obra de arte, como para muitos é considerado, ele é um dos quatro modelos de carros que fazem parte, desde 1996, do acervo permanente do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.

O novo E-TYPE

Para homenagear esse modelo histórico, a Jaguar desenvolveu uma nova versão conceito. Apresentado no Tech Fest, evento realizado pela Jaguar para divulgar suas novas tecnologias, o nomeado E-TYPE Zero carrega a proposta de manter as linhas icônicas que encantaram o início da segunda metade do século 20, com a tecnologia avançada dos tempos atuais.

A elegância do Jaguar E-TYPE Zero está alinhada com importantes figuras tradicionais, britânicas ou não, sendo um dos carros que ganhou destaque nas manchetes nos últimos meses. Recentemente, em Windsor, o conceito elétrico azul chamou a atenção ao ser utilizado pelo mais novo casal da realeza britânica. Originalmente fabricado entre 1961 e 1974, o E-TYPE tornou-se um ícone, assim como as pessoas que o dirigiram. Entre as celebridades que já estiveram atrás do volante do carro original estão George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen.

O carro vem com um motor elétrico de 220 kW, em substituição ao de 4.2 de seis cilindros em linha do modelo original. A versão elétrica tem autonomia para rodar 270 km com uma carga total. Para recarregá-lo em uma tomada convencional, leva entre seis e sete horas.

Foi desenvolvido também um novo eixo de transmissão e uma bateria de íon-lítio de 40 kWh para alimentar o motor, localizada debaixo do compartimento de bagagens. Toda tecnologia usada para o criação desse motor elétrico é a que a Jaguar pretende utilizar nos futuros carros elétricos da marca, o que confirma que, de fato, os recursos utilizados no conceito são os que há de mais recente e avançado.

A alavanca da transmissão original contava com duas opções: manual de quatro marchas ou automática de três. O novo modelo vem com um seletor giratório com três posições: R (marcha a ré), N (ponto morto) e D (drive).

Todas as adaptações realizadas no E-TYPE Zero fizeram com que ele ficasse 80 kg mais leve do que modelo original. Por conta disso, os engenheiros da marca, responsáveis pelo desenvolvimento do carro, disseram que não houve alteração na suspensão e no sistema de frenagem.

A velocidade é outro destaque desse clássico revisitado e, como era de se esperar, vem com uma performance superior ao original. O E-TYPE Zero leva 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Essa marca é um segundo mais rápido do que o lendário esportivo.

Para completar, o modelo traz ainda recursos que não poderiam faltar em um carro do século 21. Além do painel digital, há uma central multimídia completa.

IBAMA-Proconve_PND-device_desktop-70x70.png
Seja gentil. Seja o trânsito seguro.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2018

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070

As informações, especificações, motores e cores neste site são baseadas em especificações globais, e podem variar de mercado para mercado, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Alguns veículos são exibidos com equipamentos opcionais que podem não estar disponíveis em todos os mercados. Entre em contato com sua concessionária de preferência para informações sobre disponibilidade e preços locais.