NEWS.

NOTÍCIAS DA JAGUAR

F-TYPE

Conheça o Jaguar F-TYPE, o carro esportivo que chega a 322 km/h

O Jaguar F-TYPE é daqueles carros que vira pescoços quando passa na rua. O carro esportivo foi lançado em 2013 e tornou-se o veículo atual mais rápido da Jaguar disponível para o público -- dependendo da versão, o automóvel chega a 322 km/h e tem aceleração de 0-100 km/h em incríveis 3,7 segundos. O design arrojado, a potência e a agilidade tornam o F-TYPE um verdadeiro Jaguar.

O carro pode ter sido lançado há cinco anos, mas a ideia do veículo existe há mais de uma década: o F-TYPE conceito foi revelado no Detroit Motor Show, em janeiro de 2000 -- já era um esportivo de dois lugares com um motor 3.0 V6. O projeto ficou adormecido e revivido na década seguinte -- em 2011 foi lançado o C-X16, outro carro-conceito que serviu de inspiração para, enfim, o lançamento do F-TYPE, em 2013.

A primeira a surgir foi a versão conversível, revelada em Londres e depois no Paris Motor Show, em 2012. Em 2013, foi revelada a versão Coupé, no Los Angeles Auto Show. Por último, o F-TYPE SVR, lançado em 2016, uma versão recalibrada para alcançar os 575 cv e ultrapassar os 322 km/h.

A velocidade já foi comprovada (e ultrapassada) pela atriz Michelle Rodriguez, uma das estrelas da franquia Velozes e Furiosos. Em Nevada, nos EUA, a artista dirigiu o F-TYPE SVR e alcançou 323 km/h.

F-TYPE: máximo desempenho e condução segura

Quem procura um carro esportivo quer desempenho. E quem tiver um F-TYPE tem a certeza de que vai ter alta performance. Tudo começa com a carroceria: feita de alumínio, ela é forte e leve, ideal para o sistema de suspensão double-wishbone.

O Sistema de Tração Integral com Dinâmica de Linha de Transmissão Inteligente, disponível nas versões F-TYPE R e F-TYPE SVR, ajuda no manuseio do carro, além de dar mais versatilidade para o carro esportivo.

A tração é apoiada por um chassi rígido, que com a suspensão-dianteira double-wishbone (inteiramente forjada em alumínio), junto ao sofisticado sistema de Direção com Assistência Elétrica, tornam única a experiência de conduzir um F-TYPE.

Da versão de entrada - o F-TYPE V6, com velocidade máxima de 259 km/h até o F-TYPE SVR, o veículo é montado pensando na potência, sem esquecer do manuseio, dando segurança e agilidade ao carro.

A segurança de um carro esportivo está na tecnologia de condução. E isso o Jaguar F-TYPE tem de sobra: para oferecer mais segurança em curvas fechadas e reduzir o subesterço, a Vetorização de Torque proporciona frenagem independente e controlada das rodas dianteira e traseira na parte interna da curva. O Diferencial Eletrônico Ativo (disponível de série para versões F-TYPE R e F-TYPE SVR) trabalha em conjunto com o sistema de Dinâmica de Linha de Transmissão Inteligente, gerenciando com precisão a entrega de torque para cada roda traseira.

Um motor Jaguar

É a melhor definição para o que o F-TYPE traz consigo: o motor 2.0 litros 4 cilindros turbo a gasolina de 300 cv entrega alta performance. As versões dos motores V6 e V8 contribuem ainda mais para a potência do carro, dando a agilidade tão famosa da Jaguar. Para fechar, é claro que um carro esportivo precisa de um ronco que todo fã de velocidade sonha em ouvir. O automóvel é equipado com o escapamento esportivo que modula o ruído do motor num crescente inspirado no automobilismo.

Design: interior e exterior de chamar a atenção

Você reconhece um Jaguar de longe. E não é diferente com um F-TYPE: esculpido pelo próprio vento, a montadora utilizou métodos avançados de design baseados na computação dinâmica de fluídos -- tudo pensando na criação de um veículo aerodinâmico e que trouxesse estabilidade em alta velocidade. Um carro esportivo puro, com volumes pronunciados e contornos esculpidos -- o Jaguar combina potência e design.

Os tetos nos modelos coupé podem ser em alumínio (que aumenta ainda mais o ar de carro esportivo ao carro), panorâmico fixo (traz mais luz natural e leveza ao interior) e fibra de carbono (mais leve do que o alumínio). Já o teto conversível tem quatro opções de cor e pode ser levantado ou abaixado em apenas 12 segundos, além de ser operado de forma automática em velocidades de até 50 km/h.

Os faróis de LED trazem iluminação em qualquer ambiente, além de deixar o veículo inconfundível mesmo na escuridão. As lanternas traseiras também usam a tecnologia de LED, dando mais dinamismo ainda ao automóvel.

O interior do F-TYPE traz muitas possibilidades de personalização, em que você pode escolher o que se adequa melhor ao seu estilo. Os controles do motorista são simples e fáceis de ler -- dois mostradores analógicos com um volante de 3 raios facilitam o controle. Os paddle-shifts permitem selecionar as marchas sem tirar a mão do volante. Já os assentos, disponíveis nas versões Sport ou Performance, foram feitos pensando na leveza -- mais de 8kg são economizados.

Tudo isso está aliado ao InControl Touch Pro, que já detalhamos aqui. O sistema de infoentretenimento traz uma tela touchscreen de 10 polegadas de fácil manuseio, ideal para quem quer seguir uma rota ou ouvir uma música de maneira prática e rápida.