COOKIE POLICY

Jaguar would like to use cookies to store information on your computer, to improve our website. One of the cookies we use is essential for parts of the site to operate and has already been set. You may delete and block all cookies from this site, but parts of the site will not work. To find out more about the cookies we use and how to delete them, see our Cookie Policy.

NOTÍCIAS DA JAGUAR

Como os sidecars ajudaram a criar a Jaguar

Quem avista na rua carros imponentes como o F-PACE ou o E-PACE, não imagina que a Jaguar começou singela. E a história da companhia se confunde com o surgimento dos sidecars, aqueles pequenos carros que acompanham as motos e que você já deve ter visto nos filmes de época. O sidecar começou como um método para carregar um passageiro a mais em uma bicicleta. Em 1883, um jornal francês ofereceu um prêmio para quem fizesse a invenção, mas o produto só foi patenteado em 1903, quando W.J. Graham se juntou a Jonathan A. Kahn para começar a produção.

Uma das mais antigas empresas de sidecar foi a Watsonian, em 1912. Até os anos 50, os sidecars eram bem populares -- era uma alternativa mais barata aos carros e por isso foi amplamente utilizado pelas forças armadas e pela polícia.

Porém, foi em 1922 que os sidecars deixaram de ser meros coadjuvantes. Bill Lyons, com apenas 20 anos, era um jovem entusiasta de motos em Blackpool, na Inglaterra. Ao conhecer William Walmsley, que estava construindo um sidecar, Lyons viu uma oportunidade de negócio com grande potencial e uma parceria promissora.

Quando Lyons completou 21 anos, em setembro de 1922, foi fundada a Swallow Sidecar Company. Alguns funcionários foram contratados e a operação começou. O negócio ia bem: o primeiro carro em que trabalharam foi o Austin 7, um veículo popular e barato. Mas em 1927, os fundadores resolveram tirar o "sidecar" do nome da empresa, que passou a se chamar Swallow Coachbuilding Company.

Funcionou. O aumento da demanda fez a empresa se mudar para o coração da indústria britânicas de carros, em Coventry. A ascensão continuou e, em 1929, novos modelos começaram a ser feitos, com o mais marcante sendo o SS, primeiro carro considerado esportivo da empresa.

Os anos que viriam pareciam tenebrosos com a Grande Depressão e a quebra da bolsa de Nova Iorque, mas a empresa sobreviveu durante a década de 30 ao fazer vários carros estilosos. O motor era fornecido pela Standard Motor Company.

O sucesso continuou: carros como o SS 1, SS 2 e SS90 (que tinha esse nome porque chegava a 90 milhas por hora - 140km/h) -- o que era muito para a época) foram bem nas vendas. Os modelos seguiram surgindo: SS Jaguar, SS Jaguar 90, SS Jaguar 100... Foi em 1945, então, que os donos resolveram mudar o nome, passando-se a se chamar Jaguars Cars Limited. Era o início da Jaguar como conhecemos.

A imponência dos carros de corrida e a elegância dos carros de passeios conquistou o mundo de maneira rápida. Bill Lyons e William Walmsley, então, viram o seu negócio decolar -- e tudo por causa dos modestos sidecars do começo da década de 20.

IBAMA-Proconve_PND-device_desktop-70x70.png
Seja gentil. Seja o trânsito seguro.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2019

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070

As informações, especificações, motores e cores neste site são baseadas em especificações globais, e podem variar de mercado para mercado, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Alguns veículos são exibidos com equipamentos opcionais que podem não estar disponíveis em todos os mercados. Entre em contato com sua concessionária de preferência para informações sobre disponibilidade e preços locais.