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Dicas para manter uma rotina de treinos

Os benefícios de se praticar uma atividade regular vão muito além dos resultados físicos que ela proporciona. Diante da rotina cheia de compromissos e preocupações que preenchem nossa agenda, esse é um hábito que promove um grande bem-estar, por aliviar o estresse cotidiano que tanto prejudica a qualidade de vida e a saúde.

Mas de nada adianta recorrer vez ou outra aos exercícios físicos em busca de todos esses objetivos. O segredo é manter uma regularidade e, para isso, organização e disciplina são indispensáveis. Não sabe por onde começar? O personal trainer Gustavo Salomão dá algumas dicas.

Como manter uma rotina de treinos

Procure uma atividade que dê prazer

Antes de qualquer coisa, é importante achar aquilo que te dá vontade de colocar a roupa de academia e se exercitar. De nada adianta, por exemplo, insistir na musculação, se você não gosta dessa atividade. Opções para todos os estilos não faltam. “Faça aulas experimentais até encontrar aquela que combina com você e com suas limitações”, indica.

Escolha a melhor academia para você

Muitas pessoas não dão o devido valor a essa parte, mas a definição da academia faz toda diferença se você vai conseguir manter a frequência. Considere, antes de tudo, a localização. Prefira um local perto da sua casa ou do trabalho, para que a distância não seja motivo para te desestimular a ir. Além disso, considere a estrutura, limpeza, espaço, aulas oferecidas, profissionais e preço.

Não tenha pressa

Nosso corpo precisa de um tempo para se adaptar à nova rotina de exercícios e, por isso, é essencial começar devagar. À medida que for sentindo que está mais confortável com o treino e ganhando mais resistência e condicionamento, aumente gradativamente a intensidade e o tempo. “Lembre-se que tudo tem seu tempo e isso vale para o nosso corpo também. Indo devagar, você evita lesões, ajuda na recuperação muscular e tem mais motivação", recomenda o personal.

Conte com um profissional capacitado

Esse é um dos pontos mais importantes ao decidir começar uma rotina de treinos. Gustavo lembra que apenas o profissional de educação física certificado tem competência para planejar treinos que atendam ao seu perfil, verificar se o aluno está executando os exercícios de forma correta e fazer uma progressão coerente com as suas necessidades. Isso ajuda ainda a evitar lesões e assim alcançar os objetivos de forma mais rápida e adequada.

Respeite seu corpo

Um incômodo muscular após o treino pode ser normal, especialmente se você nunca se exercitou ou está parado há muito tempo. Mas preste atenção aos sinais que o seu corpo dá. Se as dores persistirem, vá ao médico. Não deixe ainda de comunicar sempre ao profissional de educação física que te acompanha o que te incomoda. Isso vale, inclusive, para exercícios que não te agradam.

Vença a preguiça

É claro que é difícil sair da cama naqueles dias de frio e chuva, mas não deixe a preguiça tomar conta sempre. Quanto mais você se exercitar, menos dores irá sentir, maior será a resistência e mais rápido vai passar a gostar de treinar. Tudo bem reduzir o ritmo, o importante é não ficar muito tempo parado.

Por fim, não deixe de fazer as avaliações físicas antes de iniciar qualquer prática e mantenha o seu corpo sempre hidratado.

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