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  1. I-PACE CONCEPT: PERFORMANCE ELETRIZANTE

    A plataforma 100% elétrica do I‑PACE deu aos nossos engenheiros a possibilidade de se concentrar no melhor pacote de desempenho possível neste veículo de emissão zero.

    • O dado mais excitante sobre o I‑PACE Concept é que ele foi desenvolvido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico a bateria (Battery Electric Vehicle, BEV).

      A liberdade de colocar todos os componentes essenciais de um veículo elétrico – motor, conjunto de baterias, rodas e mais – onde bem quisermos abriu grandes oportunidades.

      I-PACE Concept | Performance Eletrizante

      Compartilhando a mesma intensidade, paixão e habilidades da equipe Jaguar no Campeonato Mundial FIA Fórmula E, os engenheiros por trás do I‑PACE Concept optaram por usar dois motores síncronos de ímãs permanentes nos eixos dianteiro e traseiro.
      "O conceito certo para um carro elétrico é um conjunto de baterias sob o piso plano e dois motores, um na frente e outro atrás desse conjunto. O motor traseiro é melhor para a tração das rodas, enquanto o motor dianteiro é melhor para recuperar energia.”
      Dr. Wolfgang Ziebart, Diretor Técnico de Projetos da Jaguar Land Rover
      Com 400 cv de potência e 700 Nm (71,3 kgfm) de torque instantâneo, o carro acelera de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em torno de 4,0 segundos. É uma aceleração impressionante equivalente à de um carro esportivo, com os benefícios à segurança da arquitetura que integra tração integral e dois motores elétricos.
    • O I‑PACE Concept foi projetado para acomodar um grande conjunto de baterias de íon de lítio para assegurar uma boa autonomia para o veículo. Ele utiliza a última palavra em tecnologia “pouch cell”, num pacote com potência de 90 kWh, superior aos apenas 70 kWh de alguns concorrentes premium. Em termos simples, o I‑PACE Concept irá muito mais longe antes de recarregar. Sua autonomia foi calculada em 500 km pelo ciclo de testes europeu. Essa autonomia é perfeitamente adequada para a grande maioria dos motoristas em seus percursos diários, enquanto outros condutores só precisarão recarregar uma vez por semana.

      Para liberar espaço para o grande conjunto de baterias entre as rodas, os eixos dianteiro e traseiro foram empurrados para as extremidades do carro. Numa feliz consequência, esse enfoque de projeto liberou espaço para o motorista e os quatro passageiros no interior.
      "Como este é um veículo elétrico puro, conseguimos obter um espaço inédito para carros desse porte. O comprimento exterior do I‑PACE Concept é apenas um milímetro superior ao do Jaguar XE, mas o comprimento interior (do pedal do acelerador ao interior do porta-malas) fica entre o de um Range Rover ou de um Range Rover Long Wheelbase. Além de um interior maior, essa longa distância entre eixos também proporciona a vantagem de um rodar estável."
      Dr. Wolfgang Ziebart, Diretor Técnico de Projetos da Jaguar Land Rover
      Dado que o conjunto de baterias fica bem baixo no piso do veículo, o I‑PACE Concept tem um centro de gravidade favoravelmente baixo. O que, aliado à alta qualidade típica do sistema de suspensão duplo A na dianteira e integral link na traseira, resulta numa fantástica experiência ao volante, como já espera quem dirige um Jaguar.
      A ausência do motor a combustão neste Jaguar elétrico elimina a necessidade de um túnel de transmissão roubando espaço dentro da cabine. Os passageiros se beneficiarão enormemente desse espaço extra criado pelo novo fundo plano. Aproveitando a deixa, os designers da Jaguar aumentaram a quantidade de porta-objetos na frente e atrás na cabine interna. Mesmo assim, com o arranjo inteligente dos componentes elétricos do veículo, há um porta-malas de excelente capacidade.