Skip primary navigation
skip.tertiary.navigation
  1. I-PACE CONCEPT: DETALHES DE DESIGN

    Desde o começo, o I‑PACE Concept deu aos nossos designers o privilégio de trabalhar sem restrições em uma plataforma totalmente elétrica.

    • “Este não é apenas um conceito. Esta é uma prévia do primeiro SUV de alto desempenho 100% elétrico da Jaguar, que chegará às ruas em 2018. Este será o primeiro carro Jaguar movido a bateria da história, abrindo um novo capítulo na história da nossa legendária marca."
      Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar

      Desde o começo, o I‑PACE Concept deu aos nossos designers o privilégio de trabalhar sem restrições em uma plataforma totalmente elétrica. Com um grande conjunto de baterias entre as rodas e motores em cada eixo, tivemos a oportunidade de modificar as proporções básicas de um SUV.

      I-PACE Concept | Detalhes De Design

      Primeiro, sem motor para acomodar na frente, o capô não precisa ser tão longo quanto nos carros convencionais. Como resultado, a cabine pode ser empurrada mais para a parte da frente do carro para criar um visual externo “cab-forward” e proporcionar muito espaço interno, com 70 mm para as pernas dos passageiros traseiros.
      Isso, por sua vez, permite um para-brisa maior que, junto com o teto de vidro panorâmico integral, cria uma sensação maior de espaço para todos os passageiros.
      “Nós definimos este design ‘cab-forward’ já nos estágios iniciais, o que é realmente a chave da parte dianteira da linha do teto, mas também para criar a impressão de espaço interior."
      Dr. Wolfgang Ziebart, Diretor Técnico de Projetos da Jaguar Land Rover
      Enquanto isso, o carro mantém uma postura muito mais sólida na estrada, graças aos curtos balanços dianteiro e traseiro e ao espaço amplo entre as rodas dianteiras e traseiras, para acomodar o grande conjunto de baterias necessário para a maior autonomia, de até 500 km.
    • Apesar da agradável aparência de solidez, o I‑PACE Concept tem uma aerodinâmica excelente para a sua categoria. Para ajudar na obtenção do coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,29, a silhueta curva da carroceria se abaixa em velocidades mais altas para cortar o ar suavemente; as maçanetas das portas são rentes à carroceria e só são acionadas quando necessário; e as entradas de ar de arrefecimento se fecham quando não é necessário usá-las. Há também um grande canal aerodinâmico otimizado da grade dianteira até a base do para-brisa (similar ao carro-conceito C-X75), para melhorar o fluxo de ar quando necessário.

      Poucos sabem, mas a forma da traseira do carro é tão importante para a eficiência aerodinâmica quanto a da dianteira. Para tanto, um fino aerofólio traseiro reduz a elevação e a janela traseira bem inclinada favorece a aerodinâmica (mas preservando a capacidade do porta-malas de 530 litros), enquanto as saídas de ar traseiras (localizadas onde ficariam os tubos de escape num carro normal) canalizam a turbulência do ar das caixas das rodas traseiras em um formato otimizado atrás do veículo.
      Esses são apenas alguns dos modos pelos quais a estética excepcional do I‑PACE Concept contribuem para a eficiência aerodinâmica do carro. É essa eficiência que ajuda a reter o máximo possível de bateria para estender a autonomia do carro.