Sobre os Cookies neste site

Utilizamos cookies para aprimorar ainda mais a sua experiência em nosso site. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies para obter mais informações. Ao usar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

  1. JAGUAR E-TYPE CONCEPT ZERO

    O carro elétrico mais bonito do mundo.

    • Publicado em: 15/09/17

      Em 1961, o Jaguar E-TYPE chamava atenção pela primeira vez por sua eletrizante aparência e sensacional performance. Até mesmo Enzo Ferrari proclamou que aquele era “o carro mais bonito do mundo”. Hoje, mais de seis décadas depois, o carro está dando o que falar de novo: o design de tirar o fôlego do E-TYPE agora se combina à energia elétrica com o Concept Zero.

      Projetado pela divisão da Jaguar Classic na “Classic Works” em Warwickshire, na Inglaterra, o E-TYPE Concept Zero mostra como podemos proteger o futuro dos carros mais famosos do mundo para as próximas gerações poderem aproveitá-los. O elétrico powertrain de última tecnologia, afinal, dá uma nova vida a veículos já existentes indo muito além de qualquer reparo.

      O Concept Zero é baseado em um Jaguar E-TYPE Series 1.5 de 1968. Aparência eletrizante. Zero emissões de poluentes. Performance eletrizante. O Concept Zero fará de 0 a 97 km/h em apenas 5.5 segundos!

      Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic: “O Concept Zero combina a renomada e dinâmica experiência do E-TYPE com uma performance aprimorada por meio da eletrificação. Essa combinação única cria uma sensação de tirar o fôlego na direção.”

      “Nosso objetivo com o Concept Zero é dar à linha de clássicos da Jaguar um futuro sustentável dentro das mudanças ambientais e econômicas.”

      Um powertrain elétrico capaz de oferecer 220kW foi especialmente projetado para o E-TYPE Concept Zero. Sua bateria de íon de lítio tem as mesmas dimensões do motor XK de seis cilindros usado no E-TYPE original – além de peso semelhante – e fica exatamente no mesmo lugar que o motor ficava. O motor elétrico (e a caixa de redução) fica logo atrás da bateria, no mesmo lugar que a caixa de câmbio do E-TYPE. Um novo eixo de transmissão envia energia para oferecer uma direção diferenciada ao clássico veículo e o peso total é 80 quilos mais leve que o E-TYPE original.

      Usar um powertrain elétrico com peso e dimensões semelhantes ao motor a gasolina e transmissão anteriores significa que a estrutura do carro, incluindo suspensão e freios, não mudou – o que simplifica a conversão e homologação. O Concept Zero, afinal, tem o mesmo comportamento de direção que o E-TYPE original e a distribuição de peso da dianteira à traseira permanece inalterada.

      “Integramos o novo powertrain elétrico à estrutura pré-existente do E-type, o que significa que um motor convencional pode ser reinstalado a qualquer momento. Acreditamos que isso é essencial, já que garante que a Jaguar permaneça fiel ao seu DNA”, também disse Tim Hannig.

      O motor XK de seis cilintros foi fabricado de 1949 a 1992 e foi instalado em quase todos os icônicos modelos da Jaguar desse período como E-TYPE, XK120, Mk2 e XJ6. O novo powertrain elétrico pode ser usado em qualquer um desses veículos. “Podemos usar essa tecnologia para transformar todos os clássicos da Jaguar de motor XK”, afirma Tim Hannig.