COOKIE POLICY

Jaguar would like to use cookies to store information on your computer, to improve our website. One of the cookies we use is essential for parts of the site to operate and has already been set. You may delete and block all cookies from this site, but parts of the site will not work. To find out more about the cookies we use and how to delete them, see our Cookie Policy.

  1. A EVOLUÇÃO DO XF

    O design do Jaguar XF evoluiu, mas sua tecnologia e o elevado desempenho são revolucionários. Os designers Ian Callum e Adam Hatton explicam como o sedã central da Jaguar cresceu

    • Ao se aproximar pela traseira do seu XF até sua mão tocar a maçaneta da porta do motorista, é possível reconhecer no raio ao final do capô a silhueta do primeiro sedã esportivo, o Jaguar Mk II dos anos 1960. Quem conhece aquele ícone pode achar estranha essa curva familiar em um carro tão moderno como o XF. Este é um projeto moderno, um carro cuja forma física, assim como o desempenho e a tecnologia embarcada, olha para o futuro.

      Mas tamanha é a habilidade do diretor de design da Jaguar, Ian Callum, e de sua equipe, que eles conseguem incorporar essas sutis referências sem comprometer a modernidade do XF. Eles estão se divertindo. E criaram um carro que, como todo bom design, é muito bonito agora, mas que continuará a revelar outros detalhes como este, quanto mais tempo você passar com ele.

      O XF é o casamento perfeito entre postura e proporções com detalhes sutis e inteligentes.

      O Jaguar XF original já se tornou um dos mais icônicos veículos da marca. "Por isso a decisão de evoluí-lo foi consciente", começa Callum. "O primeiro XF transformou a marca e criou essa moderna linguagem de design", diz Adam Hatton, encarregado por Callum para supervisionar o exterior do XF. Ele também trabalhou na primeira geração do modelo. "Acho que a marca do bom design automotivo é que, quando chega a hora de substituí-lo, ele ainda se mostra bonito nas ruas e vende bem. Por isso, ainda não é a hora de revolucionar o XF. Em vez disso, queríamos aprimorar o que já era ótimo".

      Claro, muita coisa mudou desde que o primeiro XF surgiu, em 2007. Foi lançado o XE, um sedã mais compacto e esportivo, o que deixou o XF amadurecer levemente. E o enorme investimento da Jaguar em tecnologia trouxe a arquitetura leve de alumínio, os avançados motores Ingenium de quatro cilindros feitos pela Jaguar em sua fábrica de propulsores, e uma série de tecnologias com foco no motorista, desde o sistema de infoentretenimento InControl Touch Pro que é líder na categoria e possibilita muito mais conectividade, até o All Surface Progress Control, que permite ao motorista arrancar em baixa velocidade com confiança em situações escorregadias (o XF foi o primeiro em seu segmento a oferecer esse recurso).

      Você pode ver os avanços técnicos que o XF torna nas formas e proporções. A arquitetura de alumínio leve que o sustenta é exatamente isso: uma arquitetura fixa, não uma "plataforma" sobre a qual a carroceria deve ser esticada. Assim, a equipe de design teve a liberdade de começar desde já com as proporções corretas, posicionando as rodas exatamente onde eles queriam para criar as proporções e a postura perfeita.

      Embora este carro seja realmente um pouco mais curto do que o antigo XF para ter maior capacidade de manobra, ele parece ser um carro maior e mais sério, pois a sua distância entre eixos foi alongada e as rodas puxadas para os cantos. Um nariz mais curto equilibra a grade dianteira mais formal e vertical para manter o dinamismo do carro, enquanto a seção alongada entre a linha do eixo dianteiro e o volante empresta ao carro uma sensação ainda mais luxuosa, enfatizando as proporções que você espera de um sedã de luxo com um grande motor e tração traseira

      "Nós reposicionamos ligeiramente o XF porque temos o XE no portfólio" diz Hatton. "O XF anterior tinha que fazer tudo. Ele era o carro de entrada, o carro executivo, o cupê de quatro portas. O XE realmente permitiu que o XF se desenvolvesse até chegar ao que vemos aqui."

    • Obviamente, mais comprimento entre os eixos cria mais espaço na cabine e faz com que o XF tenha o melhor espaço para as pernas traseiras em sua categoria. Assim, a equipe de design decidiu comunicar esse fato com uma "sexta janela", uma janela adicional posicionada na coluna C atrás das portas traseiras. Isso e um 'deck' um pouco mais pronunciado e formal sobre o porta-malas são provavelmente as mudanças mais visíveis no XF.

      Mas é apenas quando você fala com os designers que os matizes de seus trabalhos tornaram-se evidentes: a forma como eles capturam, controlam e direcionam a luz para trazer uma forma à vida e fazer nos apaixonar por um design sem saber exatamente porquê. Procure o suave "estriado" que corre dos faróis até o capô do XF – um diferencial dos sedãs Jaguar do passado – e que é também uma forma de capturar luz sobre o capô e atrair a atenção dos olhos. Ou talvez o melhor de todos seja a "lança de luz": a linha que flui desde as caixas das rodas dianteiras e corre pela lateral da carroceria para enfatizar a linha de cintura mais nivelada deste sedã mais formal.

      "OS DESIGNERS SABEM QUE CHEGARAM A UM RESULTADO PERFEITO: UM CARRO QUE UNE A JÁ ESPERADA LIDERANÇA DA JAGUAR EM DESIGN COM TECNOLOGIA AVANÇADA E UMA EXTRAORDINÁRIA AMPLITUDE DE PERFORMANCE."

      "O Mark II tinha essa linha graciosa que saía da roda dianteira e seguia até chegar à traseira", diz Hatton. "Estamos apenas reinterpretando essa linha de uma forma bastante moderna. Ian batizou-a "lança de luz". Dá para ver como essa curva é absolutamente perfeita. Ela se afila muito bem até a parte traseira. Ela proporciona um " “DNA Britânico” muito elegante para o carro. E também afila o carro ainda mais. O XF é leve, e nosso trabalho é mostrar isso no design do exterior."

      Callum e sua equipe celebraram o casamento perfeito entre postura e proporções com detalhes sutis e inteligentes. Mais uma vez o XF exibe a insistência de Callum sobre um design que se mostra voluptuoso quando visto diretamente de cima, o que, por sua vez, faz a sua percepção das formas do carro mudar à medida que você o movimenta em volta dele no nível da rua. Mas design não existe no vácuo. Assim como o design do XF foi auxiliado por sua arquitetura leve de alumínio, também a equipe de design ajudou os engenheiros e os especialistas aerodinâmicos para criar – juntamente com o XE – o mais aerodinâmico Jaguar de todos os tempos, com um coeficiente de arrasto de apenas 0,26.

      Combine formas fluidas com os altamente eficientes motores Jaguar, uma economia de peso em torno de 190 kg e muitos mais avanços na economia de combustível como, por exemplo, a direção elétrica, e você será capaz de especificar um XF com consumo e emissões nunca antes vistos no modelo*.

      "O XF tem uma grande história", diz Callum. "Trabalhamos com o pessoal da aerodinâmica desde o primeiro esboço. Se você faz isso de maneira holística e apenas tenta deixar todo o carro o mais aerodinâmico possível, você acaba ficando com uma coisa deselegante. Em vez disso, trabalhamos os detalhes, gerenciando o fluxo de ar através e em volta do carro, como seria feito por um engenheiro das pistas de corrida. Dessa forma, você obtém um resultado muito melhor, tanto em design como em eficiência."

      Ambos sabem que têm o resultado perfeito: um carro que une a hoje esperada liderança de design com tecnologia de ponta e uma extraordinária abrangência de desempenho. Hatton diz, "Não é muito fácil criar um carro que não tenha um só ângulo desagradável. Mas estou convencido de que você não vai conseguir tirar uma foto ruim do XF."

      ** Os números de consumo fornecidos são resultado de testes oficiais do fabricante de acordo com a legislação da UE.

      O consumo real de combustível pode diferir do obtido nesses testes; esses números valem apenas para fins comparativos.

      Números de consumo de combustível oficiais para o XF em l/100 km (mpg): Urbano 4,8 (58,9) – 11,9 (23,7), Rodoviário 3,6 (78,5) – 6,7 (42,2), Ciclo misto 4,0 (70,6) – 8,6 (32,9). Emissões de CO2 g/km: 104 – 204.

IBAMA-Proconve_PND-device_desktop-70x70.png
Seja gentil. Seja o trânsito seguro.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2019

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070

As informações, especificações, motores e cores neste site são baseadas em especificações globais, e podem variar de mercado para mercado, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Alguns veículos são mostrados com equipamentos opcionais e acessórios vendidos em concessionária que podem não estar disponíveis em todos os mercados. Entre em contato com sua concessionária de preferência para informações sobre disponibilidade e preços locais.