COOKIE POLICY

Jaguar would like to use cookies to store information on your computer, to improve our website. One of the cookies we use is essential for parts of the site to operate and has already been set. You may delete and block all cookies from this site, but parts of the site will not work. To find out more about the cookies we use and how to delete them, see our Cookie Policy.

  1. F-PACE – O SUV ESPORTIVO DE ALTA PERFORMANCE

    SUV da Jaguar rompe paradigmas de estilo e categoria. Os designers e engenheiros que conceberam o F-PACE descrevem a sua inspiração

    • Quando a Jaguar, já dona de uma fantástica linha de sedãs, preparou-se para expandir seu portfólio, lançar um SUV de luxo com alta performance fez todo o sentido.

      "O mundo mudou", diz Wayne Burgess, Diretor de Design de Produção da Jaguar." Apesar de eu adorar sedãs, sempre achei interessante a ideia de um Jaguar esportivo mais prático. Estou num ponto diferente da vida, com mulher e dois filhos, então um carro como o F-PACE combina comigo porque eu posso ter um carro familiar que me dá tudo que eu preciso dele".

      Apresentando um chassi de carro esportivo e tecnologias derivadas do F-TYPE, o F-PACE tem um comportamento dinâmico responsivo e preciso na estrada.

      Em 2013, o carro-conceito C-X17 fez a sua aclamada estreia no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. Apesar de ser claramente um Jaguar, com uma frente que remete ao XF e a carroceria de proporções ágeis, ele tinha sem dúvida um propósito e objetivo de mercado distintos. Sua essência permaneceu intacta no F-PACE de produção.

      Não havia precedentes de design na Jaguar para o F-PACE, o que foi muito animador para a equipe. "Eu realmente adorei trabalhar nesse programa, porque não tinha de comparar o novo design com um clássico, como o E-Type ou o XJ", disse Burgess. "Isso foi libertador."

      Sem os carros clássicos da marca como referência, o Chefe de Design Exterior Adam revisitou o F-TYPE em busca de detalhes de design.

      "O para-lama dianteiro e as linhas robustas da traseira, as superfícies tesas, as lanternas traseiras finas e características, e o design puro da parte traseira - quando ela forma um caminho até o emblema do Jaguar Leaper - tiram muito peso visual do carro. O capô do F-PACE é mais horizontal, mas, para manter a consistência, ele compartilha as entradas de ar laterais e o desenho "spearline" com o XE e o XF. O briefing que recebemos foi simples: vamos fazer o carro prático mais belo e esportivo do planeta."

      Apesar dos nossos carros compartilharem alguns detalhes ao longo da linha, as proporções do F-PACE são muito diferentes. Quando você olha para a lateral do F-PACE da traseira para a dianteira, pode observar que o ombro do carro vai se encurvando gradualmente, saindo esguio e recolhido sobre a linha das janelas até ficar mais largo e robusto sobre as rodas traseiras.

      "O F-PACE tem um balanço traseiro longo, o que cria grande dramaticidade. Conseguimos isso porque o balanço dianteiro é excepcionalmente curto. Trabalhamos muito com a equipe de engenharia neste aspecto. Estacione os concorrentes junto ao nosso carro e compare; eles não são tão bonitos", disse Burgess.

      Não foi fácil deixá-lo viável para produção, admite o Líder de Projetos de Estruturas de Carrocerias, David Hoadley: "A linha protuberante sobre a caixa de roda traseira é um item essencial do F-PACE, e isso foi um grande desafio. Não queríamos comprometê-la, por isso estendemos os limites até onde foi possível."

      Burgess esclarece a escala da tarefa – e do êxito: "Poderíamos ter uma solução no primeiro dia, que seria reduzir a largura do ombro pela metade. Mas este design começou um processo de refação que levou três meses. Fiquei muito impressionado com a arquitetura de alumínio leve, atestando a capacidade da fábrica." Maior do que um Porsche Macan, todavia menor do que um Audi Q7, os benefícios do longo balanço traseiro do F-PACE vão além da estética do exterior, aumentando o espaço para as pernas e o tamanho do porta-malas. O carro esmaga a concorrência com um porta-malas de 508 litros e impressionantes 1255 mm de largura (1048 mm entre as caixas das rodas).

    • Com os bancos dobrados de forma nivelada, a capacidade é incrível", diz Burgess. "Mesmo com os assentos na posição vertical, o porta-malas é realmente grande."

      "O F-PACE TEM UMA DAS MELHORES SENSAÇÕES AO VOLANTE DE SUA CATEGORIA."

      PETER DAVIS Gerente Técnico de Dinâmica de Veículo

      No acabamento Portfolio, os bancos vêm com belas almofadas em padrão estriado, fazendo uma referência moderna aos bancos dos nossos carros clássicos dos anos 60 e 70. Na frente, a posição de Comando Esportiva do F-PACE dá ao motorista confiança e uma visão mais assertiva do entorno.

      O F-PACE não é apenas luxo e pilotagem; também é prático. Sistemas inovadores que ajudam a manter você seguro no trânsito estão disponíveis à sua escolha: Frenagem de Emergência Autônoma, Detecção de Tráfego em Ré com Monitor de Pontos Cegos e Monitoramento de Fadiga do Motorista com Assistente de Manutenção de Faixa.

      O F-PACE possui uma nova Activity Key – uma pulseira de borracha incrivelmente resistente que você leva para qualquer lugar – e que é capaz de travar e destravar o carro através de um transponder integrado, permitindo deixar as chaves a salvo dentro do veículo. "Ela é a prova d'água e resistente a calor e choques", diz o especialista em softwares de sistemas elétricos da Jaguar, Paul Morris. "Ela funciona usando uma área identificável da tampa do porta-malas: a letra J do nome Jaguar. O usuário só tem que alinhá-las, pois ela usa frequências de rádio semelhantes às das nossas chaves. Ela também desativa as chaves deixadas no interior do carro, para que ninguém consiga usá-las para ligar o veículo."

      "O F-PACE tem uma das melhores sensações ao volante de sua categoria, graças ao modo como configuramos o sistema aqui na Jaguar", disse o Gerente Técnico de Dinâmica do Veículo Peter Davies. "Você não percebe que está em um SUV. Também temos um eixo dianteiro inspirado no F-TYPE, um eixo traseiro rígido e pneus cuidadosamente desenvolvidos."

      Há uma grande variedade de motores* à escolha: o 20d Ingenium i4 turbocharged a diesel, com quatro cilindros e 180 CV, além do motor V6 3.0 a gasolina com 340 e 380 CV. Todos acompanhados de transmissões automática e tração nas quatro rodas.

      Com uma carroceria leve feita com 80% de alumínio para obter menor peso total e níveis impressionantes de comportamento dinâmico, economia e emissões, o F-PACE é realmente um novo divisor de águas para a Jaguar. Como conclui o Especialista em Linha de Transmissão Alex Hall: "Levamos um Jaguar aonde um Jaguar nunca foi antes."

      *A disponibilidade desses recursos e se são itens de série ou opcionais depende do mercado. Para mais detalhes, consulte sua concessionária Jaguar local.

      **Os números de consumo fornecidos são resultado de testes oficiais do fabricante de acordo com a legislação da UE.

      O consumo real de combustível pode diferir do obtido nesses testes; esses números valem apenas para fins comparativos.

      Números de consumo de combustível oficiais para o F-PACE em l/100 km (mpg): Urbano 5,7 (49,6) – 12,2 (23,2). Rodoviário 4,5 (62,8) – 7,1 (39,8). Ciclo misto 4,9 (57,7) – 8,9 (31,7). Emissões de CO2 g/km: 129 – 209.

      *** Com sistema de reparo de pneus instalado

IBAMA-Proconve_PND-device_desktop-70x70.png
Seja gentil. Seja o trânsito seguro.

© JAGUAR LAND ROVER LIMITED 2019

Registered Office: Abbey Road, Whitley, Coventry CV3 4LF
Registered in England No: 1672070

As informações, especificações, motores e cores neste site são baseadas em especificações globais, e podem variar de mercado para mercado, e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Alguns veículos são mostrados com equipamentos opcionais e acessórios vendidos em concessionária que podem não estar disponíveis em todos os mercados. Entre em contato com sua concessionária de preferência para informações sobre disponibilidade e preços locais.