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  1. A PRIMEIRA LINHA DE TRAÇÃO INTEGRAL DINÂMICA DA JAGUAR

    As mais belas estradas do País de Gales foram o ambiente perfeito para testar os cinco modelos da linha de tração integral: XJ, XF, F-TYPE, XE e F-PACE.

    • O País de Gales é um paraíso para os motoristas. O tráfego é escasso no Parque Nacional de Snowdonia, em meio a paisagens deslumbrantes e estradas que rivalizam com as melhores do mundo. Combine curvas desafiantes com a imprevisibilidade do clima e você terá o terreno perfeito para a tração integral (AWD) mostrar a que veio.

      Hoje, todo Jaguar oferece o sistema AWD como opcional: os modelos XE, XF, XJ, F-PACE e F-TYPE atendem todas as demandas, trazendo desde eficientes motores 2.0 a diesel até propulsores esportivos de alta performance a gasolina.

      A tração integral não é apenas mais segura em condições irregulares, mas também dá mais confiança independentemente das condições climáticas.

      Primeiro Jaguar da linha atual a oferecer AWD, o topo-de-linha XJ mostra-se uma companhia tranquilizante na longa viagem entre Londres e o Norte do País de Gales. Você simplesmente ignora que o sistema AWD está em funcionamento. Os engenheiros da Jaguar tinham em mente a pureza esportiva da tração traseira (RWD) com a maior segurança do sistema AWD. É por isso que, em condução normal, o XJ atua predominantemente o sistema RWD. Somente quando as estradas mostram suas curvas, ou quando você acelera em superfícies de pouca tração, o sistema subitamente canaliza potência para as rodas da frente. Dessa forma, é possível controlar a tração das rodas em circunstâncias mais extremas para avançar tranquilamente, o que torna um grande carro de luxo como o XJ ainda mais refinado.

      O XE é o sedã compacto premium que introduziu a nova e avançada Arquitetura Leve de Alumínio da Jaguar, e agora a AWD está disponível nas versões a diesel e a gasolina (dependendo do mercado). Assim como no XJ, o sistema AWD do XE é totalmente variável, mas o veículo utiliza a tração traseira em 90% das condições normais, usando a Dinâmica da Linha de Transmissão Inteligente (IDD) para variar o torque constantemente entre os dois eixos.

      A IDD foi inicialmente desenvolvida para preservar as características esportivas do F-TYPE AWD, e tem a função de coordenar facilmente as respostas do motor, da transmissão e dos controles de tração e estabilidade. Desde a imobilidade, o sistema muda de RWD para AWD em apenas 165 milissegundos, ou em apenas 100 milissegundos quando o veículo está em movimento. Antecipando-a com o auxílio de sensores que medem as intervenções do acelerador e da direção.

    • Mas quando a patinagem é inevitável, o sistema transfere preventivamente mais de 90% do torque do motor das rodas traseiras para as dianteiras, de modo a prover a tração ideal.

      "O AWD ADERE À SUPERFÍCIE TANTO AO ACELERAR DESDE A IMOBILIDADE COMO AO ATRAVESSAR UMA ESTRADA DESERTA."

      Trata-se de uma potente combinação, que traz maior compostura para a renomada agilidade do XE, entregando potência sem esforço e sem prejudicar o prazer de dirigir.

      O XF baseia-se na fórmula do XE, com o mesmo sistema AWD, numa experiência de condução que emociona, com mais espaço e luxo. O eficiente motor 2.0 litros diesel com 180 cv impulsiona com energia e disposição desde as mais baixas rotações.

      E sem perceber o AWD está intervindo: note apenas que você pode pressionar o acelerador mais cedo e mais fundo em uma curva. Ele não só é mais seguro sob condições traiçoeiras, mas também lhe dá maior confiança em qualquer condição climática. Como no XE, o sistema AWD do XF mantém 90% da tração apenas nas rodas traseiras em condições normais. Mas o sistema IDD da Jaguar possui uma capacidade que os concorrentes simplesmente não conseguem igualar: ele detecta quando o veículo está prestes a perder tração durante o movimento e, de modo preventivo, prepara-se para transferir mais tração para a frente, o que é muito útil em estradas rápidas em ziguezague. Ele também reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h na maioria dos modelos, tornando a aceleração mais segura em uma via de tráfego intenso, já que a carga de tração está sendo compartilhada pelos quatro pneus.

      Mais novo integrante da linha Jaguar, o F-PACE constitui um novo território para a empresa. No entanto, ele é construído sobre os mesmos princípios da arquitetura de alumínio e do sistema AWD presentes no XE e no XF, e a essência Jaguar é caracterizada pelo design e rodar marcantes.

      Apesar de você ter uma visão privilegiada da estrada à frente, a posição de dirigir é relativamente baixa, e o volante é pequeno e fácil de manejar, como num cockpit. Os pneus dianteiros contornam as curvas com a precisão de um carro esportivo, a direção muito bem ponderada tem uma grande capacidade de resposta e a suspensão equilibra o fino comportamento dinâmico com grande conforto. O espaço atrás é incrível e o porta-malas é líder na categoria: amplo, flexível e de acesso muito fácil através de uma grande tampa traseira.

    • De série no nosso modelo, o sistema AWD está disponível nas versões de quatro e seis cilindros do F-PACE'. Mais uma vez, permanece a sensação de RWD, mas basta acelerar por um longo trecho em curva e a potência é transferida sem dificuldade para a frente, ajudando o F-PACE a contornar as curvas com total facilidade. É um jeito rápido, seguro e incrivelmente gratificante de viajar através dessas desafiadoras estradas galesas.

      A tração integral do XE é totalmente variável, mas o veículo utiliza a tração traseira em 90% das condições normais.

      O F-PACE oferece capacidade fora-de-estrada, mas é importante ressaltar que AWD não é necessariamente a mesma coisa que tração nas quatro rodas (4WD). O sistema 4WD é normalmente reservado para os mais ousados veículos off-road, já que ele divide a potência igualmente para as quatro rodas e oferece relações de marchas muito baixas, que são selecionadas pelo motorista.

      O AWD é mais refinado e sofisticado, uma vez que transfere tração dianteira para a traseira em milésimos de segundo, sendo mais adequado para as velocidades mais altas dos carros de passeio. A altura livre do solo do F-PACE, o AWD e a Resposta Adaptativa de Superfície – que automaticamente ajusta o powertrain às condições – se combinam para proporcionar capacidade mais que suficiente na maioria das situações.

      Ao entrar num trecho off-road, os pneus afundam na superfície macia e pantanosa, mas logo encontram aderência. Há sulcos profundos e pequenas pedras que caíram do morro acima, mas o F-PACE passa por todos eles, enfrentando com determinação terrenos que outros carros não conseguiriam vencer. Parado no topo, você se sente um explorador, olhando para uma estrada incrível. Uma estrada que parece ter sido feita para o Jaguar mais esportivo: o F-TYPE.

      O F-TYPE R Coupé V8 é um dois-lugares com motor supercharged de 550 cv. Mesmo na especificação RWD, ele é impressionantemente rápido, mas com AWD ele faz de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em apenas 3,9 segundos. Apesar deste desempenho impressionante, você rapidamente consegue achar um ritmo. A posição de condução é baixa e equilibrada, e cada resposta – do motor, do câmbio, do volante, dos freios de carbono-cerâmica – é imediata. E o barulho das saídas quádruplas de escapamento remete ao paraíso: um ronco sedoso em baixa rotação ao acelerar.

      Tudo isso cria um sentido de conexão entre o carro e o motorista, que só fica mais forte à medida que o AWD faz o carro agarrar-se à superfície, maximizando a aderência tanto ao acelerar desde a imobilidade como ao atravessar uma estrada deserta. O F-TYPE R AWD parece ser a melhor maneira de experimentar estes caminhos épicos. No entanto, a Jaguar foi ainda melhor, ao criar o novo e espantoso F-TYPE SVR AWD, a versão mais rápida e mais potente do modelo.

    • O F-TYPE SVR é o Jaguar de produção mais rápido e mais potente já produzido pela marca, a melhor expressão da tecnologia AWD da Jaguar. Sentado em posição baixa nos bancos esportivos feitos sob medida, não dá para não notar que o interior do SVR é diferenciado, com seu interior de couro Jet na cor preta com padrão losangular e costura contrastante, além do suedecloth macio ao tato que envolve o cluster dos instrumentos e o console central. Pressione o botão Start e o motor V8 de 575 cv entra em erupção através do escapamento de titânio com inconel, que é 16 kg mais leve do que o sistema padrão e tem o soar de um trovão dentro de uma garrafa. Mesmo antes de arrancar, o SVR faz o coração disparar.

      Mais rápido esportivo de produção da história da Jaguar, o F-TYPE SVR naturalmente lidera este grupo de teste de veículos de tração integral. Numa perseguição emocionante, XE, XF, F-PACE e XJ.

      Ele é o fruto do trabalho da Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover, a divisão encarregada de fazer o melhor e dar o melhor passo à frente. Usando o F-TYPE R como seu ponto de partida, a SVO tornou o F-TYPE SVR mais rápido, mais leve e mais envolvente, e com um visual ainda mais emocionante. O resultado é um supercarro para qualquer clima, que atrai olhares quando parado, acelera de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) em apenas 3,5 segundos e que, na versão Coupé, chega à máxima de 200 mph (320 km/h). No caso do conversível, são 195 mph (313 km/h).

      Os toques do design diferenciado incluem um novo para-choque dianteiro com entradas de ar alargadas, chamativas entradas de ar do capô, um novo aerofólio traseiro de fibra de carbono e rodas de liga leve forjadas de 20 polegadas exclusivas. Nada é supérfluo: as entradas de ar maiores aprimoram a refrigeração; o aerofólio traseiro móvel combina-se com um assoalho inferior plano como o de um carro de corrida, enquanto a ventilação traseira aprimora o desempenho aerodinâmico. As novas rodas de liga leve são 13,8 kg mais leves, calçadas em pneus sob medida que são cerca de 10 mm mais largos do que os F-TYPE R, aumentando a aderência e a resposta.

      Sob a pele, o motor V8 supercharged ganha mais 25 cv, a suspensão continuamente variável é mais firme para aumentar o controle e a transmissão automática de oito velocidades é ainda mais incisiva. Essencialmente, o software da Dinâmica de Linha de Transmissão Inteligente (IDD) foi reprojetado para oferecer uma experiência ainda mais dinâmica.

      Puxe o seletor da transmissão Quickshift para Drive e siga estrada abaixo; você perceberá como a suspensão do SVR alia a capacidade elástica do F-TYPE com maior controle; a direção do SVR é perceptivelmente mais firme, proporcionando maior conexão com a superfície da estrada.

    • Pegue o ritmo, aponte o SVR na direção das curvas e sinta a maior definição dos pneus mais largos; o esportivo parece estar grudado à trajetória, aumentando rapidamente a confiança. Acelere e o SVR se agacha para o bote: os pneus martelam a estrada com potência, o golpe nas costas lembra que a tração é traseira e o rápido aumento da velocidade denuncia a magia do sistema AWD. Saindo das curvas, você sente a urgência extra do motor V8; um toque nos paddle-shifts de alumínio especialmente projetados dispara trocas de marchas instantâneas.

      Você mal percebe que o sustema All-Wheel-Drive está intervindo: note apenas que você pode pressionar o acelerador mais cedo e mais fundo.

      Os identificadores externos do F-TYPE SVR são o novo aerofólio traseiro de fibra de carbono, as rodas de liga leve forjadas de 20 polegadas o importantíssimo emblema SVR. O SVR é o F-TYPE mais focado, mas esse foco não ocorre em detrimento da usabilidade. As válvulas de escape reduzem o volume em velocidade de cruzeiro, os bancos com 14 modos de ajuste para os ocupantes oferecendo conforto, e o sistema de infoentretenimento touchscreen InControl compatível com tecnologias como o Apple Watch. E sejam quais forem as condições, não importa como você dirija, o AWD está sempre protegendo você.

      Números oficiais de consumo de combustível para a linha Jaguar AWD em l/100 km (mpg): Urbano 16,2 (17,4) – 5,5 (51,4), Extra urbano 8,5 (33,2) – 4,5 (67,8), Ciclo misto 11,3 (25,0) – 4,7 (60,6). Emissões de CO2 g/km: 269 – 123.

      A sessão de fotos com o AWD e o SVR foi realizada em um local cuidadosamente controlado com pilotos experientes. Não tente imitar. Obedeça sempre aos limites de velocidade locais.

      *A disponibilidade do sistema AWD e sua oferta como item de série ou opcional depende do mercado. Para mais detalhes, consulte sua concessionária Jaguar local.

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