Skip primary navigation
skip.tertiary.navigation

DNA DE CORRIDA

DNA DE CORRIDA

A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo sempre moldou a evolução dos nossos carros de passeio. Nossa entrada na Fórmula E vai levar adiante esse legado e definir o curso para os nossos futuros veículos elétricos.

NOSSOS CARROS DE CORRIDA

NOSSOS MARCOS AUTOMOBILÍSTICOS

XK120

1948-1954 - SILVERSTONE E LE MANS

Um incrível carro esportivo, e carro de testes para o revolucionário motor XK, o Jaguar XK120 foi o carro produzido em série mais rápido do mundo. Em 1949, o XK120 recebe a bandeira quadriculada em Silverstone e, um ano depois, três XK120 fazem sua estreia em Le Mans. É o início de uma nova era no automobilismo.

C‑TYPE

1951-1953 – LE MANS

Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer se une à Jaguar, trazendo consigo a disciplina e a excelência de sua área. Sua primeira colaboração, o C-Type, vence em LeMans e o segundo piloto Stirling Moss quebra o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e ocupa o primeiro, o segundo e o quarto lugar.

D‑TYPE

1954-1957 – LE MANS

O mau tempo roubou a vitória do D-Type em Le Mans em 1954, mesmo depois de ele ter batido o recorde de velocidade de 170 mph (273 km/h). Mas o carro volta ao ataque, faturando os títulos de 1955, 1956 e 1957. Nesse último ano, ocupa cinco dos seis primeiros lugares. Até hoje, o D-Type continua a ser um dos carros de corrida mais excitantes já construídos.

XJS

1975-1996 – ETCC e 24 HORAS DE SPA

Em 1982, sob a bandeira da TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreveu um time de XJS com motor V12 no Campeonato Europeu de Turismo (ETCC), conquistando diversas vitórias. Walkinshaw foi adiante e, em 1984, conquistou o título de pilotos do ETCC, vencendo no mesmo ano as prestigiadas 24 Horas de Spa.

XJR-9

1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA e LE MANS

Os XJR de cockpit fechado foram formidáveis nos circuitos de longa distância do mundo – e o seu auge ocorreu no XJR-9 de 1988. O superesportivo de motor V12 chegou à vitória nas 24 Horas de Daytona e logo depois em Le Mans, quando o piloto Martin Brundle e a Jaguar conquistaram, respectivamente, os Campeonatos de Pilotos e de Construtores.

R1 a R5

2000-2004 – FÓRMULA 1

Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, vários pódios foram conquistados por Eddie Irvine, ex-piloto da Ferrari. A equipe também serviu de campo de treinamento para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Sob o controle e a engenharia da Ford, a Panasonic Jaguar Racing desenvolveu três carros movidos pelo motor Cosworth V10.

I‑TYPE

2016 – FÓRMULA E

Um novo time! Inspirados pela nossa herança automobilística e movidos por um coletivo de conceituados engenheiros automobilísticos e técnicos brilhantes, a Panasonic Jaguar Racing e o incrível I-TYPE entram para a Fórmula E: corajosos, competitivos e ansiosos por correr. Assista a este espaço.

SIGA-NOS

Para ter Informações privilegiadas e acesso exclusivo à equipe, aos carros e a toda a ação, clique nos links abaixo e comece a nos seguir.

SIGA-NOS

Para ter Informações privilegiadas e acesso exclusivo à equipe, aos carros e a toda a ação, clique nos links abaixo e comece a nos seguir.